Projetos

Educação Ambiental na Prática

Este projeto visa instrumentalizar e incentivar a implementação de ações de educação científica, incluindo a formação inicial e continuada de professores de Educação Ambiental e Ciências, a execução de projetos escolares e o desenvolvimento de metodologias ativas e recursos didáticos.

Microscopia na Prática

Este projeto de extensão vinculado ao curso de graduação de Licenciatura em Ciências Biológicas, prevê a realização de oficinas de microscopia utilizando diferentes equipamentos ópticos, práticas alternativas e técnicas de preparação de amostras para professores e futuros professores de Ciências e Biologia. Com isso, objetiva-se ampliar a aplicação de aulas práticas de microscopia nas escolas de educação básica, uma vez que os professores venham a se familiarizar com os equipamentos e técnicas, bem como com metodologias de ensino que se adequem à realidade da infraestrutura escolar.

Projeto com recursos pelos seguintes editais: FDA – FUNDO DE DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO (Categoria Extensão – Fluxo Programado 2021/2022 e 2023/2024) e INTEGRALIZAÇÃO DA EXTENSÃO NA UFPR (Fortalecimento da Extensão 2022).

Ciência Lúdica

Este projeto tem como meta testar e aperfeiçoar jogos didáticos direcionados ao ensino de Ciências e Biologia, adaptando-os à prática educacional e à realidade vivenciada nas escolas de ensino fundamental e médio. Todos os elementos essenciais dos jogos, como cartas, tabuleiros, peças, bem como as regras dos jogos, sugestões de aplicação e indicações de habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a serem abordadas, serão organizados em um E-book destinado aos docentes da Educação Básica. A fim de avaliar os jogos, serão conduzidas oficinas lúdicas envolvendo professores e estudantes. Dessa forma, além de disponibilizar esses recursos didáticos, almejamos contribuir para a formação inicial de professores de Ciências e Biologia, incentivando-os a incorporar atividades lúdicas com propósitos educacionais em suas práticas pedagógicas.


Ciência nas Escolas

Desenvolvimento de ações junto a estudantes e professores do ensino fundamental e médio, tanto no ambiente escolar como na própria UFPR, de modo a expô-los à experiência do fazer científico e criação do conhecimento em várias áreas das Ciências Biológicas. Projeto em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, financiado pelo programa SBPC vai à Escola / CNPq.

Diálogos sobre mudanças climáticas e os oceanos: participação pública e metodologias ativas na educação ambiental

A Década do Oceano, destaca a importância da cultura oceânica e da ciência transformadora para a compreensão da cidadania e do desenvolvimento sustentável. A interferência humana nos oceanos, inclusive em regiões remotas como o Oceano Austral, tem sido evidenciada, especialmente no contexto das mudanças climáticas, que ameaçam seriamente os ecossistemas marinhos. A educação ambiental e científica emerge como uma ferramenta essencial para conscientizar as gerações atuais e futuras sobre esses desafios, destacando-se a importância da implementação de abordagens participativas, interdisciplinares e criativas nas escolas para enfrentar as complexidades das mudanças climáticas. A proposta deste projeto é promover e avaliar ações educativas sobre mudanças climáticas e ciência oceânica na Educação Básica. Para isso, são incluídas atividades de pesquisa que visam validar a eficácia das ações educativas e dos recursos didáticos utilizados. Essa abordagem não apenas busca melhorar a qualidade do ensino nessas áreas, mas também contribui significativamente para a geração de conhecimento científico relevante para o enfrentamento dos desafios ambientais contemporâneos. Ao integrar pesquisa e prática educacional, o projeto contribui para a disseminação de informações e para desenvolver uma compreensão mais profunda e holística das questões relacionadas às mudanças climáticas e à saúde dos oceanos. PROJETO APROVADO PELO PROGRAMA UNIVERSIDADES SEM FRONTEIRAS (USF) – SETI/PR – FUNDO PARANÁ


Vida no campus: ciência do cotidiano através da fotografia

Será que essa planta tem outro nome? Ela é daqui mesmo, de outro lugar do Brasil ou do mundo? E aquele inseto ali? Quantas vezes já não nos fizemos essas perguntas apenas andando pelo jardim de casa ou da escola. No Campus III – Centro Politécnico da UFPR temos uma área extensa com uma boa quantidade de plantas e animais que são comuns no nosso município. Além das espécies utilizadas no paisagismo, dentro do Centro Politécnico, a Reserva Mata Viva é um fragmento de 55.000 metros quadrados de Floresta de Araucária, contendo espécies nativas e exóticas, que vem sendo utilizada em estudos de pesquisa e extensão. Visando incentivar a observação, identificação de espécies de plantas, animais e fungos que fazem parte de nosso entorno e nosso cotidiano, serão realizadas atividades de campo priorizando o registro fotográfico das espécies encontrados no Campus, com posterior identificação taxonômica e pesquisa acerca de suas principais características e propriedades, que serão descrita.


Praticando Biologia

É função do professor descobrir e aplicar novas estratégias e/ou recursos didático-metodológicos para fazer com que os alunos queiram aprender. Tendo em vista que é objetivo do ensino de ciências formar cidadãos capazes de se apropriar do conhecimento científico e atuar de forma crítica e participativa nas discussões contemporâneas envolvendo a Biologia, o uso de metodologias alternativas em paralelo as aulas expositivas e dialogadas vem sendo uma constante no cenário educacional. novas metodologias e práticas pedagógicas no ensino de ciências e biologia são recursos capazes de enriquecer e romper com padrões estáticos das aulas tradicionais, uma vez que, venham a promover a interação e a integração dos estudantes com o tema, com outros estudantes e com o professor. Novas metodologias e práticas pedagógicas no ensino de ciências e biologia são recursos capazes de enriquecer e romper com padrões estáticos das aulas tradicionais.


Promoção da Saúde e Qualidade de Vida

O foco de atuação do projeto é realizar ações que visam a promoção da saúde em diversos espaços, incluindo são escolas públicas, em especial aquelas que dispõem de parcos recursos. As metodologias incluem a realização de palestras, rodas de conversa, feira de ciências e saúde, visitas à escola, atividades lúdicas e dinâmicas em salas de aula, com o intuito de levar informações que contribuam para a melhoria da qualidade de vida e fomentem a aprendizagem da ciência e suas implicações na saúde. As ações também contribuem para a formação dos estudantes de graduação na área da saúde, contribuindo para desenvolver competências e habilidades para sua atuação profissional junto à comunidade.